Configuração de Varreduras - Data Finder
Nesta tela, é realizado a configuração da varredura, seja na criação de uma nova ou na edição de uma já existente.
Para acessar esse recurso, vá em ‘Varreduras > Gerenciar’ e clique no botão , para criar uma nova varredura ou clique no botão ‘Editar’
, para editar uma varredura já existente.
Para mais informações sobre o menu ‘Gerenciar’, acesse: Gerenciar - Data Finder
Índice:
Essa tela, em ‘Varreduras’, é separa por duas colunas, ‘Configurar Varredura' e 'Configurar Mecanismo’.
Configurar Varredura
Na coluna ‘Configurar Varredura’, contém os seguintes campos para configuração:
O primeiro campo é a ‘Descrição’, nele é informado um nome ou alguma identificação para a varredura.
Em ‘Limpar dados anteriores’, caso alguma varredura já tenha sido executada, ativando esta opção, todos os dados coletados e classificados anteriormente, apenas nesta varredura, serão excluídos.
Em ‘Marcações de Varreduras anteriores’, se ativado esta opção, irá excluir todos os Save Points e iniciar a varredura do ‘zero’, porém, sem excluir nenhum dado.
O Data Finder utiliza Save Points para registrar o progresso da varredura. Dessa forma, se a varredura for cancelada por algum motivo, ao ser reiniciada, ela continuará do ponto exato onde parou.
Em ‘Escolha a precisão esperada na varredura’, ajuste conforme a necessidade, clicando e arrastando a barra, de acordo com a precisão configurada nos Modelos.
Logo abaixo, após selecionar a credencial em ‘Configurar Mecanismo’, é exibido uma lista com os tipos de dados, cadastrados na ferramenta, para identificar os dados a serem coletados na varredura e, podendo selecionar se, na varredura, será coletado somente dados, metadados ou ambos.
No campo ‘Agendamento’, pode-se configurar para a varredura iniciar imediatamente ou agendar uma execução. Escolhendo ‘Executar Agora’, ao clicar em 'Salvar varredura' no final da página, a varredura iniciará imediatamente.
Caso escolha ‘Agendar Execução’, estará disponível algumas opções para configuração de agendamento, como Data inicial, hora inicial, hora final (opcional) e recorrência.
Data de início: Selecione a data para início do agendamento da varredura.
Hora inicial: Selecione a hora em que iniciará a primeira (ou única) varredura do agendamento.
Hora final (opcional): Esta opção é opcional, mas caso seja configurado, a varredura será interrompida quando chegar neste horário informado.
Recorrência: É a configuração a ser realizada para que o agendamento se repita conforme a necessidade. Existe 4 opções, são elas:
Diária: Quando selecionado, a varredura será executada todos os dias no horário informado.
Semanal: Ao selecionar esta opção, também estará disponível um novo botão ao lado para selecionar quais os dias da semana que entrará no agendamento.
Mensalmente: Quando selecionada, a varredura será executada automaticamente a cada 30 dias.
Não repetir execução: A varredura será agendada para ser executada uma única vez.
Quando selecionada alguma das opções de recorrência com repetição, estará disponível logo abaixo o campo ‘Data Final’, onde pode ser configurado (ou não), uma data para ser finalizado o agendamento. Caso não seja informado uma data, o agendamento continuará a ser executado conforme a recorrência configurada até que seja cancelado manualmente.
Em ‘Janela de exclusão’, pode-se configurar uma janela com hora inicial e final, para que as varreduras não seja executadas nesse período, seja uma execução de forma imediata ou por agendamento. Quando estiver no período configurado nesta janela, a varredura irá aguardar o término desta janela para que seja iniciada. Caso uma varredura esteja em execução, quando iniciar esta janela, a mesma será pausada até o término da janela.
Configurar Mecanismo
Na coluna ‘Configurar Mecanismo’, contém os seguintes campos para configuração:
Credenciais: Para executar uma varredura, a mesma precisa ter as credenciais ao serviço cadastradas e configuradas, é neste campo que será selecionado a credencial a ser utilizada nesta varredura. Após selecionada a credencial, o restante dos campos estarão disponíveis.
Abaixo, segue um exemplo dos campos presentes ao ser selecionado uma credencial de base estruturada (banco de dados SQL):
Em ‘Pesquisa’, temos dois campos de preenchimento opcional, são eles:
Tabelas para incluir: Neste campo, informe apenas as tabelas que deseja incluir na varredura. As demais tabelas, não informadas, serão automaticamente ignoradas.
Tabelas para excluir: Aqui, devem ser especificadas as tabelas que serão ignoradas pela varredura. Dessa forma, a varredura irá processar todas as demais tabelas, exceto as que foram indicadas neste campo.
Em ‘Quantidade de dados por conjunto’, o Data Finder realiza a análise dos dados em blocos. Assim, quanto maior o conjunto de dados, mais rápida tende a ser a varredura. No entanto, é importante ter cautela ao ajustar esse valor, pois, quanto maior o volume de dados processado por conjunto, mais recursos do servidor, como a memória RAM, serão exigidos. Isso pode resultar em sobrecarga no servidor caso não seja configurado de forma adequada.
Em ‘Tempo em minutos de espera até o TimeOut’, é definido o período em minutos que a varredura aguardará antes de encerrar a conexão em caso de TimeOut. Configurar esse valor para diferente de 'zero', assegura que o aplicativo continue responsivo caso ocorra uma falha de rede ou na comunicação com o servidor. Se o valor for configurado como ‘zero’, isso indicará um tempo limite infinito, permitindo que a conexão permaneça indefinidamente aberta sem ser encerrada.
Em 'Quantidade de vezes que será feita a retentativa de conexão', é definido o número de tentativas adicionais que serão realizadas para restabelecer a conexão caso ela seja perdida por falha de rede ou qualquer outro motivo.
Em ‘Intervalo de tentativas de repetição’, é definido o intervalo de tempo para as tentativas de conexão com o banco de dados ou serviço, em caso de falha. O valor deve ser informado em segundos.
Em ‘Opções Avançadas’, quando ativada, estará disponível algumas novas opções para configurações adicionais para a varredura, são elas:
Amostragem da varredura: Quando ativada, deve ser configurado, conforme a necessidade, o percentual de leitura das linhas das tabelas (de 1% até 20%), em cada uma das opções (até 100 mil linhas, 1 milhão de linhas, 10 milhões de linhas ou mais).
Ativar Limite de Amostra: Quando ativada, será limitado a quantidade máxima de coleta.
Limite da Amostragem: É definido um número de limite de amostragem dos dados.
Por fim, clique em ‘Salvar varredura’, para finalizar a configuração e, caso tenha sido configurado ‘Executar Agora’, a mesma será executada imediatamente. Caso contrário, será executada conforme o agendamento configurado e, ficará disponível no menu ‘Agendadas’.