/
Parte 8 - Incidentes e Monitoramento

Parte 8 - Incidentes e Monitoramento

O módulo de incidentes pode ser incorporado na rotina da empresa como ferramenta de gerenciamento padrão. Com esse módulo você poderá fazer a gestão de comunicações de incidentes, plano de respostas, entre outros recursos existentes e novos.

A Gestão de Incidentes é um processo ITIL que tem como principal objetivo restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível, minimizando os prejuízos à operação do negócio e garantindo assim o melhor nível de serviço e disponibilidade

MÓDULO: GESTÃO INCIDENTES

O primeiro passo é avaliar como a empresa atualmente gerencia os incidentes para planejar uma migração. Caso não exista processo, este deve ser criado pela empresa utilizando a ferramenta como base.

A metodologia a ser utilizada depende de cada negócio e de cada gestão, mas normalmente as fases abaixo são essenciais para que a empresa passe a adotar processos de gerenciamento de incidentes.

  1. Preparação. A preparação aborda como a equipe vai lidar com a ocorrência de um incidente.

  2. Identificação. Esta etapa define os critérios que vão ativar o CSIRT. .

  3. Contenção. .

  4. Erradicação. .

  5. Recuperação. .

  6. Lições aprendidas.

Busque identificar como a empresa lida com incidentes e conduza um plano para o uso da plataforma como ferramenta desse processo.

A partir da identificação dos processos e da metodologia utilizada pela empresa, conduza um treinamento do time para utilização da plataforma. Verifique com o time quem utilizará cada módulo para ter perfis e usuários adequados para cada utilização.

 

Checklist de implantação

A metodologia a ser usada foi mapeada e adequada para o sistema
O time do cliente está treinado quanto aos recursos da gestão do incidente

Related content