O portal Portal da privacidade Privacidade é um módulo uma ferramenta que unifica centraliza os módulos de “Consentimento” e “Direitos do titular” oferecendo um canal centralizado para que o titular a empresa tenha acesso a todas as informações relacionadas a privacidade. O portal não exige conhecimento em programação nem conhecimentos específicos do usuário final.
...
O guia abaixo servirá para você aprender a criar o seu portal da privacidade.
...
Note |
---|
Cadastro de finalidades: Antes de liberar o seu portal da privacidade certifique-se que o cadastro de finalidades foi realizado. Veja como fazer em Gerenciando Finalidades |
...
Criando uma estrutura de Layout
O primeiro passo para criar o seu portal é gerar um layout inicial. Acesse: Privacidade → Portal da privacidade → Configurar design:
...
Escolha o idioma e defina um nome para o seu layout. Após salvar o layout você poderá definir propriedades diversas como cores, código HTML inicial, logotipo. É possível definir se deve aparecer o banner de cookies, bem como qual o banner o sistema ceve mostrar. Configurar o CSS personalizado, entre outros:
...
...
Criando um portal
Após ter criado o seu layout clique no menu “Portal da privacidade - Meus portais”, clique em “Adicionar” (para incluir um portal) ou selecione um já existente para editar:
...
Após cadastrar as informações, salve o registro. Clique novamente nele para editar os atributos e personalizar as preferências do seu portal.
Na aba de “Pré-visualização” você consegue ver como o portal está ficando e copiar o link para publicar em seu website ou aplicativo.
É possível exibir todas as finalidades ou definir as políticas que devem aparecer:
...
Nome: Título do portal
HTML / TEMPLATE DO E-MAIL: selecionar algum já cadastrado
Importar configurações DSAR selecione website: Caso queira importar as configurações de um site.
...
Mostrar Página Inicial e Menu? : Caso queira a opção de página inicial e menu no portal da privacidade.
Permitir cadastro de titulares?: Para permitir o cadastro de titulares dentro do portal da privacidade.
Permitir que o titular altere seus dados? : Caso dê a opção de editar os dados.
Exibir todas as finalidades? : Caso queira exibir todas as finalidades das atividades cadastradas nas Atividades de tratamento.
Na aba de autenticação é selecionada a forma como o Usuário interno realizará a autenticação no portal.
...
Autenticação por Cadastro: titular realiza o login na plataforma com usuário e senha, e recebe o token da autenticação de dois fatores no e-mail.
Autenticação por token: usuário informa somente o e-mail para login na plataforma, é encaminhado o token para o e-mail e o usuário faz o login.
Aba de pré-visualização:
...
Mostrar Página Inicial e Menu
...
O intuito é que a tela inicial e o menu no lado esquerdo não apareça quando o checkbox estiver desativado, e quando a tela 'Inicial' estiver desativada, irá abrir a pop up de autenticação.
...
3 - Integrando com meu website ou aplicativo
Para integrar com o seu website é muito simples. Obtenha o link do portal primeiro seguindo os passos anteriores e escolha o formato de integração abaixo.
...
Note |
---|
Dica: Não esqueça de habilitar Javascript e DOM/Localstorage na configuração da sua webview em aplicativos. Exemplo para Android: webView.settings.javaScriptEnabled = true |
...
Já possuo usuário logado e quero manter a sessão
O portal da privacidade possui recurso para criação de novos usuários, autenticação, esqueci senha e gerenciamento dos dados. Contudo, muitas vezes você já estará com o seu usuário autenticado em algum aplicativo ou sistema e quer entregar o portal com a autenticação pronta. Para isso siga os passos a seguir.
...
Gerando um token de autenticação
O primeiro passo nesse caso é gerar um token de autenticação para esse usuário. A geração do token deve ser feita no server-side durante o processo de login do seu usuário ou a qualquer momento que desejar.
...
O retorno dessa chamada será um token de autenticação que criará uma sessão para o usuário indicado.
...
📱 🌐 Inserindo o portal autenticado
Durante a construção da sua webview e já em posse do token de autenticação conforme serviço anterior, envie o token por parâmetro, exemplo:
...
Com essa informação na URL o portal já estará autenticado com os dados do usuário informado. Caso o e-mail desse usuário corresponda a um usuário já existente o portal já buscará as preferências anteriores desse usuário.
Perguntas frequentes:
O DPO pode acessar a plataforma e revogar um consentimento em nome do titular?
...
.
...
...
Visualizar respostas das solicitações no portal
No portal do titular, após o mesmo entrar com seus dados de acesso (usuário, senha e cód. de acesso), basta clicar em “Solicitações”:
...