Objetivo da integração: Cada vez que um usuário der ou revogar consentimento na plataforma da PrivacyTools isso deve se refletir no Mailchimp.
O Mailchimp utiliza “tags” para segmentar os usuários. Logo, vamos considerar que a existência de uma tag significa que o usuário possui consentimento e a remoção da tag significa que não possui consentimento.
Documentação oficial de API’s do Mailchimp:
Premissas para integração
Você possui uma conta criada no Mailchimp
Você possui uma conta criada na Privacy Tools
Você criou uma finalidade no recurso de finalidades de consentimento e copiou o hash da finalidade.
Passo 1 - Criando uma chave de integração no Mailchimp
Na página de configuração da sua conta acesse o menu “API keys” conforme imagem abaixo.
Clique no botão “Create a key”. Ao final a sua chave aparecerá na coluna conforme abaixo. Copie essa chave e guarde em segurança.
Passo 2 - Configurando o fluxo
Agora vamos configurar o fluxo na Privacy Tools para notificar o Mailchimp sempre que um consentimento de alguém mudar.
Gestão de tags no mailchimp:
https://mailchimp.com/developer/marketing/api/list-member-tags/add-or-remove-member-tags/
Observação importante: O Mailchimp possui diversos datacenters e a URL do endpoint muda de acordo com o datacenter. Nos exemplos abaixo o datacenter é o “us7”. Confira na URL da sua conta no Mailchimp qual o seu datacenter.
2.1 - Crie um fluxo com os seguintes valores:
Método - POST
Endpoint - https://us7.api.mailchimp.com/3.0/lists/{listID}/members/${emailMd5}/tags
Usuário - anystring
Senha - A sua API key copiada no passo anterior
O {listID} que compõe o endpoint você precisa obter no Mailchimp conforme a sua configuração de listas. Caso queira obter os códigos faça o comando abaixo.
curl -X GET 'https://us7.api.mailchimp.com/3.0/lists' --user 'anystring:A_SUA_CHAVE_DE_API'
Caso queira obter a lista de audiência pelo admin do Mailchimp acesse o menu “Audience dashboard >> Manage Audience >> Settings” e copie o valor do campo “Unique ID for the audience”
Corpo da requisição:
{ "tags": [ { "name": "newsletter", "status": "active" } ], "is_syncing": false }
Coloque “active” se você quiser ativar o consentimento na tag “newsletter”. Caso queira revogar o consentimento mude para “inactive” . O nome da tag é ilustrativo, você pode usar uma ou várias tags conforme a sua preferência e configuração no Mailchimp.
Você pode ainda enviar novas tags usando as variáveis da PrivacyTools, como por exemplo o hash e o nome da finalidade conforme exemplo abaixo.
{ "tags": [ { "name": "newsletter", "status": "active" }, { "name": "${templateHash}", "status": "active" }, { "name": "${templateTitle}", "status": "active" } ], "is_syncing": false }
Salve o fluxo.
2.2 - Crie uma trigger para disparar o fluxo
Com o fluxo criado agora vamos configurar uma trigger para executar o fluxo quando acontecer algum evento. Acesse o menu “Minhas triggers” e crie uma nova conforme o exemplo abaixo. Nesse caso é uma trigger que vai executar o fluxo de consentimento positivo quando o usuário conceder um consentimento em qualquer lugar na PrivacyTools.
Condições para execução: No campo “Condições para execução” você pode definir condicionais para que a sua trigger seja executada. Por exemplo, você possui 10 finalidades na gestão de consentimentos mas apenas uma delas é a que deve acionar a trigger, basta você usar o hash da finalidade como comparador na sua condição conforme exemplo acima.
Pronto! Agora cada vez que um usuário der ou revogar um consentimento no seu portal da privacidade ou mesmo via API a atualização será feita no Mailchimp.