Com a entrada em vigor da LGPD, a classificação têm um importante papel, como garantir o nível adequado de proteção dos dados, mitigar riscos de vazamentos, ter as finalidades e o controle por onde o dado foi transferido ou removido.
Como usar:
A rotina para o uso é Governança & Compliance → Data Mapping → Classificação.
Escolha o tratamento para classificar.
É necessário clicar em um atributo da lista.
Na aba de nome Detalhes, é o local vai definir a categoria, se é obrigatório ou não, dado sensível sim ou não, a forma de gravação e outras informações relacionado ao atributo.
Na aba de nome Finalidade, precisa clicar no botão Adicionar onde ira abrir uma sobre tela e vai escrever a finalidade do processamento, a retenção em dias, o ambiente regulatório, base legal e regulamentações.
Na aba de nome Controles, é verificar se possui transferência internacional e remoção dos dados.
Na tela de Classificação de uma atividade de tratamento agora é possível copiar as configurações de um atributo para outros atributos, evitando o trabalho manual de configuração um a um caso eles tenham as mesmas propriedades.
Na Tela de Classificação, há o botão Modelos de Classificação, onde clicando no mesmo, é possível adicionar modelos prontos escolhendo a categoria, tipo de titular, dado pessoal e descrição do dado pessoal.