Os modelos são as diferentes formas que o DataFinder usa para identificar os dados e classificá-los, dentre eles estão regex, dicionário de dados, palavra chave entre outros. Agora será mostrado como configurar cada um deles.
Para acessar essa página clique no Menu “Detectores” e depois no submenu “Modelos”.
A tela apresentada será a seguinte:
Alguns modelos já vem pré cadastrados com a plataforma, esses modelos podem ser alterados e/ou excluídos se necessário.
Para criar um novo detector clique no botão com o ícone de + na parte superior da tela.
Então será aberto a seguinte tela:
Todos os campos são obrigatórios,
O campo “Nome” seria o nome da classificação que o dado receberá quando encontrado.
O campo “Prioritário” é um campo de “Sim” ou “Não”, todos os modelos que estiverem como prioritário, serão usados primeiro como parâmetro de análise dos dados coletados, caso o padrão não seja compatível com os modelos prioritários, então ele passará os dados pelos os outros modelos.
O campo “Categoria” tem 5 categorias pré cadastradas e imutáveis. São elas: Pessoal, Financeiro, Segurança, Sensível e Customizado.
O campo “Status” é para dizer se esse modelo está ativo ou não, ou seja, se ele pode ou não ser usado nas varreduras, caso ele esteja como inativo, ele nem mesmo aparecerá na configuração da varredura para ser selecionado.
O campo “Tipo de Detector” é onde será escolhido de qual maneira este dado ser validado.
O tipo “Dados de religião” e “Nome de pessoas” não precisará de nenhuma outra configuração após ser selecionado.
O tipo “Mapear e Classificar” aqui também não precisará de mais configurações, mas ele será usado no modulo “Mapear e Classificar”. Para mais informações de sua usabilidade, por favor acesso a documentação: Mapear e Classificar Database.
Quando selecionado a “Expressão regular” será aberto uma aba mais abaixo com 3 botões, conforme a imagem abaixo:
O botão com o ícone de Lápis, abrirá uma tela para a criação do regex:
O primeiro campo, é para o regex, o segundo, caso necessário, um regex de contexto. Já o campo “Precisão” é para dizer o nível de precisão desta expressão.
Na configuração da varredura é configurado um nível de precisão também, se o nível de precisão do regex estiver abaixo do nível da varredura (Ex: Precisão do Regex 80%, precisão da varredura 100%) neste caso esse regex não será utilizado na varredura.
Após clicar em “Salvar” ficará assim:
Se clicar no botão com o ícone de mais(+) será adicionado mais uma linha a essa tabela, permitindo a criação de um segundo regex para esse mesmo tipo de dado. Não há limite quanto a quantidade de regex que podem ser criados.
Quando selecionado a “Dicionário de dados” será aberto uma aba mais abaixo, com um campo de texto livre.
Nele poderá escrever quais palavras deseja que o DataFinder busque e classifique. Poderá escrever quantas quiser, basta sepera-las usando ponto e vírgula(;).
Quando selecionado a “Coluna - Palavra-Chave” será aberta uma aba mais abaixo, com um campo de texto livre.
Nele poderá escrever quais palavras deseja que o DataFinder busque nas colunas do bando de dados e classifique todos os dados daquela coluna. Poderá escrever quantas quiser, basta sepera-las usando ponto e vírgula(;).