Nesta tela é onde será feita a configuração de cada varredura a ser executada pelo DataFinder, para iniciar essa etapa, será necessário que o sistema já tenha cadastrado pelo menos uma credencial.
para mais informações de como criar a credencial, poderá acessar a seguinte documentação: Credenciais.
Para acessar a página clique no Menu “Varreduras”, logo em seguida acesse o submenu “Gerenciar”.
A tela apresentada será a seguinte:
Aqui aparecerá todas as varreduras já configuradas, as mesmas podem ser editadas ou excluídas. Nesta mesma página é possível criar novas, para isso clique no botão com o ícone de “+” na parte superior da tela.
Será aberto a seguinte tela:
Todas as configurações feitas nessa etapa são exclusivas desta varredura, mesmo que a credencial usada e o bando lido sejam os mesmos.
Essa tela é separa por duas colunas, a coluna “Configurar Varredura” e a “Configurar Mecanismo”.
Vamos iniciar pela “Configurar Varredura”.O primeiro campo é a descrição, nele deverá ser colocado o nome o qual identificará a varredura
Logo abaixo há dois botões on/off
O primeiro “Limpar dados anteriores”, caso a varredura já tenha sido executada alguma vez antes ele removerá os dados anteriormente coletados e classificados, apenas da varredura em questão, não afetará os dados de outras varreduras ou mecanismos.
O segundo “Marcações de Varreduras anteriores”, se marcado irá limpar todos os Save Points e iniciar a varredura do zero, sem excluir nenhum dado.
O DataFinder usa Save Points para saber onde parou a varredura, assim caso ela seja cancelada ou por algum motivo pare, ao reiniciar a varredura a mesma continuará do ponto onde parou.
Próxima configuração necessária é a precisão da varredura, essa precisão é referente a precisão configurada nos Modelos.
para mais informações acesse a documentação: Modelos
Para realizar esse configuração vá em “Escolha a precisão esperada na varredura” e poderá clicar e arrastar a barra de progresso para ajustar a precisão.
Logo abaixo encontrará uma lista de checkbox com os tipos de dados cadastrados na plataforma, assim poderá escolher quais os tipos de dados que serão buscados nesta varredura.
Esses são os modelos de dados padrões que já veem cadastrados na plataforma, eles podem ser editados, excluídos e adicionar novos.
O próximo passo é configurar o início da varredura.
Em “Dados de Agendamento”, poderá escolher “Executar Agora” que ao clicar em “Salvar” no final da tela a varredura iniciará imediatamente.
Se escolher “Agendar” poderá escolher a Data e Hora de início da varredura, também pode selecionar uma opção de repetição, por exemplo, se escolher “Semanalmente” essa varredura será iniciada todas as semanas. Quando a “Data de Fim” ela não é referente ao fim da varredura, mas sim, caso seja selecionado uma opção de repetição, quando essa repetição deve ser encerrada.
Janela de exclusão.
É uma opção interressante caso haja períodos do dia em que há uma rotina no banco de dados na qual ele não pode ser acessado, ou momentos onde há muitas requisições ao banco e iniciar uma varredura poderia pesar o banco.
Nessa parte é possível configurar um horário no qual, a varredura em questão, não pode ser iniciada e/ou se ela já estiver em andamento, ela será pausada até o fim da janela.
Agora vamos para a coluna “Configurar Mecanismo”
O primeiro campo é “Credenciais”, quando clicar nele será apresentado todas as credenciais já cadastradas na plataforma.
Após selecionar uma delas, será apresentado os seguintes campos:
“Tabelas para incluir”
Caso preenchido este campo, a varredura irá efetur a leitura dos dados, apenas nas tabelas que foram colocadas no campo, poderá colocar quantas quiser, basta seperá-las por vírgura(,) sem espaço.
Se o banco de dados for Camel Sensitive (que faz diferenciação de maiúsculas e minúsculas), deverá ter cuidado para digitar o nome da tabela exatamente como está cadastrada no banco.
“Tabelas para excluir”
Caso preenchido este campo, a varredura irá ignorar as tabelas que foram colocadas aqui, também poderá colocar quantas quiser, basta seperá-las por vírgura(,) sem espaço.
Se nem o campo “tabelas para incluir ou para excluir” for preenchido, o DataFinder irá fazer a leitura de todas as tabelas que ele encontrar.
“Quantidades de dados por conjunto”
O DataFinder faz a análise dos dados por conjuntos, quanto mais o conjunto de dados, mais rápido é a análise, poderem é necessário tomar cuidado, pois conjuntos maiores usará mais memória do servidor, não permitindo assim múltiplas varreduras.
A quantidade de varreduras que podem ser iniciada varia de acordo com a configuração acima e com a capacidade do servidor, o recomendado é no máximo 2 varreduras ao mesmo tempo com a quantidade de dados por conjunto configurada em 3 mil.
“Quantidade de Threads na varredura”
Seguindo a mesma lógica dos dados por conjunto, quanto mais Threads for configurada, mais rápido será a análise dos dados, porém com as mesmas ressalvas anteriormente citadas.“Pular tabelas a cada 100 registros vazios”
Caso esse checkbox seja marcado, quando o DataFinder estiver fazendo uma varredura e nos primeiros 100 registros desta tabela ele não encontrou nenhum dado pessoal, ele irá marcar esta como concluída e passará para a próxima tabela.“Amostragem da varredura”
Caso esse checkbox seja marcado, o DataFinder irá analisar e classificar apenas os primeiros 100 registros de cada tabela.