Existem diversas maneiras de fazer uma integração com o Wordpress. A quantidade de temas e plugins e suas customizações não permitem ter uma maneira única de integração. Neste tutorial vamos demonstrar uma integração usando dois plugins sem que seja necessário abrir código-fonte em PHP e programar, contudo, dependendo do tema, versão e peculiaridades do portal, o programador pode criar outras formas de atingir o mesmo resultado.
Passo 1 - Importar as Bibliotecas e Inicializar o SDK
Como alguns temas não permitem a inclusão de Javascript externo, vamos usar um plugin para isso.
Uma alternativa é utilizar o plugin Header and Footer para realizar a instalação do Código de Monitoramento, basta seguir os passos abaixo:
Na opção Plugins, clique em Adicionar novo:
Instale o plugin Header and Footer:
Acesse as configurações do plugin:
Insira o código no campo correto do plugin:
No exemplo abaixo optamos por colocar o código de inicialização em todas as Páginas, mas você poderia fazer isso apenas em uma página específica se achar melhor.
<script src="https://cdn.privacytools.com.br/sdkconsent/dist/sdkconsent.min.js" type="text/javascript"></script> <link rel="stylesheet" href="https://cdn.privacytools.com.br/sdkconsent/dist/sdkconsent.css" type="text/css" /> <script type="text/javascript"> var sdk = sdkConsent("https://demo.privacytools.com.br/public_api/consent",""); </script>
A chave pública (public key) você encontra no módulo Privacidade>> Consentimentos >> API de integração, e em Variáveis >> publicKey.
A publicKey é inserida no script logo após a url.
Passo 2 - Editando o formulário com contactForm7
Usamos o plugin contactForm7 para criar um formulário de contato. Ao abrir o plugin ele vai lhe mostrar um primeiro exemplo de formulário parecido com este abaixo.
Primeiro, vamos colocar um checkbox de pedido de consentimento neste formulário. Para isso use o componente “acceptance” conforme destaque abaixo
Na popup de configuração, coloque o hash da finalidade no campo “id attribute” e no campo “name” coloque “data-consent-reason” de forma fixa.
O Hash da finalidade é encontrado em Consentimentos >> Finalidades >> +Finalidades >> Hash do registro, conforme imagem abaixo
Você pode ter várias tags “acceptance” no formulário, cada uma para uma finalidade diferente.
Você precisa nomear o seu campo de email como “email” para que o sistema utilize este campo como chave identificadora da pessoa que está preenchendo o formulário.
Pronto, publique o seu formulário e a partir de agora todos os consentimentos vão ser registrados na plataforma.
Caso gere um erro em “Mail”, no campo “Additional headers” substitua o “Reply-To: [your-email] para [email], assim o sistema utilizará a tag “email” como o e-mail chave identificador da pessoa que está preenchendo o formulário.
Para mais ideias de configuração usando as marcações leia em Utilizando Marcações
Configurações adicionais/opcionais
Adicionando novo campos ‘cpf’ e ‘telefone’.
Configurando um ‘userHash’.
No exemplo acima você não passou nenhum ‘userHash’ então o sistema vai automaticamente usar o MD5 do email como hash identificador do titular. Caso você queira criar o seu próprio identificador, crie um campo escondido com a sintaxe abaixo.