Neste modulo e feito o gerenciamento de vareduas, onde pode dar o estarte com a sua credencial criada conforme a documentação Credenciais para poder varrer seu banco de dados estruturado ou não estruturado para começar a coletas os dados conforme deseja.
Primeiramente acesse o menu Nesta tela é onde será feita a configuração de cada varredura a ser executada pelo DataFinder, para iniciar essa etapa, será necessário que o sistema já tenha cadastrado pelo menos uma credencial, para mais informações de como criar a credencial, poderá acessar a seguinte documentação: Credenciais.
Para acessar a página clique no Menu “Varreduras”, logo em seguida acesse o submenu “Gerenciar”.
...
No gerencimente é possivel visualizar as varreduras ja finalizadas,canceladas e com erro assim e possivel ver a data de inicio e qual banco ja foi efetuado a varredura.
Para criar uma nova varredura será necessario clicar no botão “+”, assim vai abrir uma nova pagina que será necessario informar os dados para poder iniciar a varredura.
...
Para poder dar seguimente na varredura e preciso informar os dados conforme abaixo:
Descrição: Vai ser adicionado as informações conforme deseja sobre aquela varredura.
Credenciais: Onde vai ser adicionado a credencial criada conforme a documentação: Credenciais , assim vai ser possível incluir uma tabela que so quer ler em expecifico, ou as tabelas que não quer que leia assim tabém pode adicionar a quantidade de dados em conjunto conforme seu banco aguenta o consumo sendo utilizado.
Limpar dados anteriores: Ao marcar essa opção todos os resultados prévios de uma execução serão removidos antes da nova execução.
Marcações de varreduras anteriores: Ao marcar essa opção todos os resultados anteriores serão prenchidos com uma marcação de dado encontrado.
Todas as buscas que estiverem relacionado a essa varredura será removidas.
Que tipo de dados quer detectar: Mostra todas as opções que sua varredura pode coletar no banco de dados que vai iniciado a coleta, mas também pode adicionar novos dados para ser coletado através do modelo, onde você pode seguir a documentação para criar um novo modelo para ser coletado: Modelos de Detectores , após criar vai aparecer naturalmente para poder marcar a checkbox e coletar o dado, caso não queria coletar aquela informação somente deixar desmarcado.
Dados de Agendamento: Pode marcar a opção de executar agora a varredura ou deixar agendado para poder varredurar o banco conforme deseja selecionando a data e a hora podendo escolher se quer que seja repita novamente a cada semana, mes ou mesmo hora.
Janela de exclusão: Consegue selecionar um horario para sua varredura não detectar dados e somente depois desse horario sua varredura vai começar a ler novamente os dados.
...
...
A tela apresentada será a seguinte:
...
Aqui aparecerá todas as varreduras já configuradas, as mesmas podem ser editadas ou excluidas. Nesta mesma página é possível criar novas, para isso clique no botão com o ícone de “+” na parte superior da tela.
Será aberto a seguinte tela:
OBS: Todas as configurações feitas nessa etapa são excluisivas desta varredura, mesmo que a credencial usada e o bando lido sejam os mesmos.
Essa tela é separa por duas colunas, a coluna “Configurar Varredura” e a “Configurar Mecanismo”.
Vamos iniciar pela “Configurar Varredura”.O primeiro campo é a descrição, nele deverá ser colocado o nome o qual indentificará a varredura
Logo abaixo há dois botões on/off
O primeiro “Limpar dados anteriores”, caso a varredura já tenha sido executada alguma vez antes ele removerá os dados anteriomente coletados e classificados, apenas da varredura em questão, não afetará os dados de outras varreduras ou mecanismos.
O segundo “Marcações de Varreduras anteriores”, se marcado irá limpar todos os SavesPoints e iniciar a varredura do zero, sem excluir nenhum dado.
OBS: O DataFinder usa SavesPoints para saber onde parou a varredura, assim caso ela seja cancelada ou por algum motivo pare, ao reiniciar a varredura a mesma continuará do ponto onde parou.
Proxima configuração necessária é a precisão da varredura, essa precisão é referente a precisão configurada nos Modelos, para mais informações acesse a documentação: Modelos
Para realizar esse configuração vá em “Escolha a precisão esperada na varredura” e poderá clicar e arastar a barra de progresso para ajustar a precisão.
...
Logo abaixo encontrará uma lista de checkbox com os tipos de dados cadastrados na plataforma, assim poderá escolher quais os tipos de dados que serão buscados nesta varredura.
OBS: Esses são os modelos da dados padrões que já veem cadastrados na plataforma, eles podem ser editados, excluidos e adicionar novos.
Próximo passo é configurar o inicio da varredura.
Em “Dados de Agendamento”, poderá escolher “Executar Agora” que ao clicar em “Salvar” no final da tela a varredura iniciará imediatamente.
Se Escolher “Agendar” poderá escolher a Data e Hora de inicio da varredura, também pode selecionar uma opção de repetição, por exemplo, se escolher “Semanalmente” essa varredura será iniciada todas as semanas. Quando a “Data de Fim” ela não é referente ao fim da varredura, mas sim, caso seja selecionado uma opção de repetição, quando essa repetição deve ser encerrada.Janela de exclusão.
É uma opção interressando caso haja períodos do dia em que há uma rotina no banco de dados na qual ele não pode ser acessado, ou momentos onde há muitas requisições ao banco e iniciar uma varredura poderia pesar o banco.
Nessa parte é possível configurar um horário no qual, a varredura em questão, não pode ser iniciada e/ou se ela já estiver em andamento, ela será pausada até o fim da janela.
Agora vamos para a coluna “Configurar Mecanismo”
O primeiro campo é “Credenciais”, quando clicar nele será apresentado todas as credenciais já cadastradas na plataforma.
...
Após selecionar uma delas, será apresentado os seguintes campos:
“Tabelas para incluir”
Caso preenchido este campo, a varredura irá efetura a leitura dos dados, apenas nas tabelas que foram colocadas no campo, poderá colocar quantas quiser, basta sepera-lás por vígura(,) sem espaço.
OBS: Se o banco de dados for Camel Sensitive(que faz diferenciação de maiúsculas e minúsculas), deverá ter cuidado para digitar o nome da tabela exatamente como está cadastrada no banco.
“Tabelas para excluir”
Caso preenchido este campo, a varredura irá ignorar as tabelas que foram colocadas aqui, também poderá colocar quantas quiser, basta sepera-lás por vígura(,) sem espaço.
OBS: Se nem o campo “tabelas para incluir ou para excluir” for preenchido, o DataFinder irá fazer a leitura de todas as tabelas que ele encontrar.
“Quantidades de dados por conjunto”
O DataFinder faz a análise dos dados or conjuntos, quanto mais o conjunto de dados, mais rápido é a análise, poderem é necessário tomar cuidado, pois conjuntos maiores usará mais memória do servidor, não permitindo assim multiplas varreduras.
OBS: A quantidade de varreduras que podem ser iniciada varia de acordo com a configuração acima e com a capacidade do servidor, o recomendado é no maxímo 2 varreduras ao mesmo tempo com a quantidade de dados por conjunto configurada em 3 mil.
“Quantidade de Threds na varredura”
Seguindo a mesma lógica dos dados por conjunto, quanto mais Threds for configurada, mais rápido será a análise dos dados, porém com as mesmas resalvas anteiormente citadas.“Pular tabelas a cada 100 registros vazios”
Caso esse checkbox seja marcado, quando o DataFinder estiver fazendo uma varredura e nos primeiros 100 registros desta tabela ele não encontrou nenhum dado pessoal, ele irá marcar está como concluida e passará para a próxima tabela.“Amostragem da varredura”
Caso esse checkbox seja marcado, o DataFinder irá análisar e classificar apenas os primeiros 100 registros de cada tabela.