O Data Mapping é uma solução tecnológica para que as empresas possam criar um mapa do fluxo de dados dentro da organização de modo que se possa ter uma visão unificada do inventário de dados e como esses dados foram planejados para estarem em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.Pontos de Coleta Fornecedores Entidades Ativos um módulo da nossa plataforma que vai te ajudar a organizar todo o teu mapeamento de dados!
“Mas qual a importância de ter um bom mapeamento?”
Bom, a Lei Geral de Proteção de Dados vai regular justamente o que você está fazendo com os dados dos seus clientes, ela vai te pedir para respeitar princípios, emitir alguns tipos de documentos e garantir direitos como:
confirmação para o usuário se os dados dele são tratados;
quais dados são tratados;
correção de dados incompletos, etc.
Tudo isso porque a LGPD é baseada na autodeterminação informativa, ou seja, no poder que uma pessoa física tem sobre tudo o que é feito com os próprios dados. Assim, caso um cliente te pergunte, por exemplo: “Como a empresa conseguiu mesmo dados”, ou “Quais dados meus vocês estão tratando?”, você conseguirá dar uma resposta muito mais rápida e transparente se tiver todos esses dados mapeados dentro da empresa.
“E como fazer um mapeamento de uma forma organizada?”
Você vai, basicamente, descrever todo o caminho do dado pessoal utilizado. Irá dizer por onde ele foi coletado, o porquê de ter sido necessário, com quem ele é compartilhado, onde é processado, onde fica armazenado… enfim, tudo o que acontece com um grupo de dados utilizados para uma mesma finalidade, deve ser mapeado até que eles sejam descartados ou anonimizados.
Nas próximas etapas, você vai aprender a cadastrar o seu mapeamento de dados, usando a nossa solução tecnológica para poder se organizar melhor, agilizar demandas e, automaticamente, estar cada vez mais de acordo com a LGPD!
Pontos de Coleta Fornecedores Entidades Atividades de Tratamento Classificação Análise de Impacto
...